Segurança pública em risco? Especialista questiona formação dos policiais
- Adauto Cruz
- há 6 dias
- 3 min de leitura
Formação dos policiais no Brasil deixa muito a desejar, avalia especialista

Adauto Jornalismo Policial
O governo federal enviou ao Congresso Nacional a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública na última terça-feira (8).
Um dos pilares da proposta é o de dar status constitucional ao Sistema Único de Segurança Pública, o SUSP, criado em 2018 por lei ordinária.
Segundo o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o objetivo é desburocratizar e dar maior eficiência ao trabalho de todas as autoridades no combate às organizações criminosas.
Apesar de ver esforços dos poderes públicos na tentativa de frear a violência no país e avaliar como bem-vinda a PEC, o professor da Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV-SP) e integrante do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), Rafael Alcadipani, avalia com preocupação a formação das polícias no Brasil.
Os requisitos básicos incluem ter concluído o ensino médio, estar em dia com as obrigações militares e ser aprovado em concurso público. Além disso, o profissional deve cumprir com as etapas de avaliação médica, psicológica e o teste de aptidão física. Editais atuais dos concursos policiais. Adauto Jornalismo Policial.
Em entrevista à CNN, Alcadipani apontou problemas graves na infraestrutura das forças policiais e destacou as deficiências na preparação dos agentes de segurança e a necessidade de mudanças estruturais no setor.
"A gente vê aqui, em São Paulo, que na polícia militar, os policiais estão revezando o colete. A gente vê na polícia civil que a formação policial está deixando muito a desejar".
Sobre a PEC da Segurança Pública de forma geral, Alcadipani avalia que a proposta pode ser vista de duas formas.
A qualidade da formação dos novos policiais enfrenta desafios, em parte devido à capacitação limitada dos instrutores responsáveis por essa preparação. Atualmente, não há uma academia nacional de polícia, o que impacta a padronização e abrangência do treinamento. Observa-se que a abordagem predominante na formação tem um viés voltado para a neutralização de infratores, o que levanta preocupações sobre a necessidade de um foco maior em técnicas de mediação de conflitos e atuação preventiva. Adauto Jornalismo Policial.
"A gente pode olhar para a PEC pelo copo cheio ou pelo copo vazio. Com relação ao copo vazio, é mais do mesmo, não tem grandes inovações, você não tem grandes mudanças, a gente não está se propondo uma reforma de polícia", criticou o professor da FGV.
Articulação política e eleições Alcadipani reconheceu a importância simbólica da articulação política em torno do tema, mas ressaltou que essa movimentação está ligada ao calendário eleitoral.
Ele criticou tanto a oposição quanto a situação por apresentarem visões consideradas fracas sobre o assunto.
"Há quanto tempo a gente não vê uma imagem tão simbólica dessa, onde eles [ministros, deputados e senadores] mostram uma preocupação mínima com o problema, que é um problema tão importante?
Os policiais recém-ingressados frequentemente adotam as condutas inadequadas dos veteranos, perpetuando um modelo de atuação policial ineficaz e agressivo. Adauto Jornalismo Policial.
No entanto, isso está no esteio das próximas eleições. Isso, com certeza, vai virar disputa política", afirmou o especialista.
O professor da FGV-SP concluiu expressando ceticismo quanto à possibilidade de os políticos pensarem além das eleições ao abordar a questão da segurança pública.
"Seria ótimo se eles pudessem pensar além das eleições, mas a probabilidade de isso acontecer é muito baixa", finalizou.
Conteúdo Patrocinado
Imóveis em Belo Horizonte
Quero convidar os futuros proprietários para uma visita aos imóveis disponíveis em nossa carteira em Belo Horizonte. Temos opções que podem atender às suas necessidades e expectativas. Adauto Ribeiro Corretor de Imóveis: Nosso telefone: (31) 99276-7616 — Email: adautoribeirocorretordeimóveis@creco.org.br
No tempo da Jovem Guarda
Roberto Carlos utiliza uma linguagem simples e direta para tocar o coração de quem ouve, sugerindo que o sofrimento por amores antigos é uma etapa que deve ser superada.
CANAL: @AdautoRibeiroReporter - Tempo de Amar | Roberto Carlos | Feito Com Clipchamp
Produto Recomendado
Motorola G84 5G - Corra Antes que Acabe - Entrega em Até 48h* Mercado Livre
Compre Motorola G84 5G no Mercado Livre com Frete Grátis a partir de R$79. Veja Condições.

Motorola Moto G84 5G 256 GB Grafite 8 GB RAM
#adautojornalismoinvestigativo #adautojornalismoabjassociaçãobrasileiradejornalista #adautojornalismovitimasinocentesdecrimespoliciais #adautojornalismocontraocrimeorganizado #adautojornalismoparentesdeinocentesassassinadospelapolicia #adautojornalismo #adautojornalismogaesp #adautojornalismocrimespoliciais #adautojornalismopolicial #adautojornalismocrimespoliciais #adautojornalismocadernoa #adautojornalismocadernob #adautojornalismoprimeirapagina #adautojornalismotecnologia #adautojornalismomercadolivre
Comments